O " MESTRE PINTOR: CLEMILSON FRANCISCO PEREIRA" ( In Memorian).
Histórico: Durante toda a Existência da OMAPC - Oficina Municipal de Artes Plásticas do Cabo de Santo Agostinho, O Mestre João Brito, sempre procurou incentivar ao alunos para que além da vivência pratica e teórica do curso de Pintura, eles possam não apenas se tornarem pintores, mais também, alunos multiplicadores.
Neste trabalho, JOÃO BRITO, sempre procurou conscientizar seus alunos, para que os mesmos possam repassar para outras pessoas (como eles) um pouco de tudo que aprenderam durante o periodo de sua passagem pela sala de aula. E durante este trabalho, não é raro encontrar alunos que se disponibilizam, para assumir essa missão.
E entre esses alunos, que ja passaram por toda a sua vivência prática, até chegar a ser um "Aluno Prático", e Aluno Monitor de Iniciantes, e finalmente " MESTRE PINTOR" ( o mais elevado grau de destaque, que um aluno de Escola de Desenho e Pintura pode receber, destaca-se a figura de: "Clemilson Francisco Pereira".
"Clemilson", que teve toda a sua vivência prática e teórica na arte do desenho e pintura com o Mestre Pintor João Brito, faleceu inexperadamente em sua residência, no momento em que o mesmo estava concluindo uma pintura. Vítima de uma parada cardíaca, o mesmo veio a falecer no auge de seus 25 anos de idade. Seu nome hoje é lembrado, em forma de homenagem, na " Galeria de Artes Clemilson Francisco Pereira" , localizada no Mercado das Artes ( Antigo Mercado de Farinha) no centro da Cidade do Cabo de Santo Agostinho.
Clemilson foi o primeiro mestre pintor, nomeado por João Brito; em seguida, houve mais duas nomeações: a do Mestre Pintor Wagner Alexandre e o atual membro do corpo docente da OMAPC : Eliab Moura.