ARTISTA PLÁSTICO

ARTISTA PLÁSTICO
JOÃO BRITO E SEU BRASÃO ARTÍSTICO

sábado, 9 de janeiro de 2010

               

              JOÃO BRITO: Nascido na Cidade do Cabo de Santo Agostinho, cidade pertencente à Região Metropolitana de Recife; Seu pai, um industrial aposentado (falecido), e sua mãe dona de casa, atuamente com 83 anos. Desde menino, "Joãosinho", como era chamado, sempre demonstrou interesse pela arte. Quando criança levava o tempo estudando e nas aulas vagas, pegava um bloco de papel e procurava desenhar tudo aquilo que achava interessante. Numa dessas demosntrações, foi obsservado por sua professoara do curso primário, que o convida a participar de um concurso de desenho promovido pela LBA ( Legião Brasileira de Assistência ), o mesmo aceitou o convite e criou um desenho representando a bandeira do Brasil. Tal foi a sua criatividade, que esse desenho lhe rendeu o primeiro lugar do concurso. Em seguida, resolve participar das atividades artísticas de sua escola de origem, e começava a realizar algumas exposições de desenho feitos à lápis de cor ou pintados à Goache. Com seus 15 anos, em outras escolas, realizava suas primeiras exposições individuais, com sua primeiras pinturas.
                 Por ocasião do conhecimento de alguns amigos, JOÃO BRITO mantém contato com outros artistas, como Janesse Duarte ( que lhe presenteia com as primeiras bisnagas de tintas à óleo). Com o passar dos anos, conhece uma freira do abrigo de velhinhos "São Francisco de Assis", que o leva a presença da Madre Superiora, era a Madre Iva.  A Madre Teve teve uma grande importância na sua vida profissional, pois a mesma reconhecendo o esforço e o talento de João Brito, resolve apresentá-lo à uma das ben-feitoras do Abrigo. Essa Senhora por nome de Carmem Figueiredo, lhe inscreve no CURSO INTEGRAL DE PINTURA DE JACQUES WEYNE em Recife. Neste período, JOÃO BRITO já trabalhava em sua comunidade ocupando o ofício de "Monitor de Artes Plásticas", em projetos comunitários. Discípulo de Jacques Weyne( Recife), JOÃO BRITO é nomeado também " MESTRE PINTOR" pelo seu mestre. e dai começa uma vasta jornada de trabalhos e conquistas.
                 Durante a sua trajetória, João Brito não se limitava apenas na sua àrea profissional de origem; ele começa a participar de grupos de teatro como Cenógrafo e mais tarde torna-se ator; Por influência de amigos poetas, como Gerson Santos, ele começa a redigir suas primeiras Literaturas de Cordel; Aprende a tocar Pífano ( Flauta transversal de origem nordestina) e Aprende a tocar Flauta Andina com um indio peruano por nome de "Crispim Vincente Córdoba".
                 João Brito teve um papel fundamental no desenvolvimento cultural e artistico do Municipio do Cabo de Santo Agostinho. Chegou a fundar a ASSAPAC - Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos do Cabo; Da OMAPC - Oficina Municipal de Artes Plásticas; Da Primeira Galeria de Artes do Cabo ( Galeria de Arte Clemilson Francisco Pereira ); Foi membro fundador e primeiro Vice Presidente do CMC - Conselho Municipal de Cultura do Cabo de Santo Agostinho; Fundou o ESCULMA - Espaço Cultural Mercado das Artes; E Participa de vários congressos e Seminários de políticas públicas, voltados pra Arte e Cultura.
                 Na sua jornada de 26 anos de carreira como Artista Plástico, 23 anos foram dedicados ao ofício de Mestre Pintor, que já atendeu algo em torno de quase dois mil alunos das comunidades do Cabo de Santo Agostinho e de municipios visinhos.
               Atualmente é Coordenador do ESCULMA e Administra a OMAPC, com o Mestre pintor Eliab Moura e alguns Monitores, que eram também seus alunos.

Nenhum comentário: